QuantosInfinitos by Júlia Ferreira

My website isComing Soonin a whole new way!

In the mean time connect with me with the information provided

Copyright © Quantos Infinitos? | Published By Gooyaabi Templates | Powered By Blogger
Design by WebSuccessAgency | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

Seguir Por Email

Sobre mim

Sobre mim

Chamo-me Júlia, tenho 20 anos e sou finalista do curso de Engenharia Biomédica (ramo de Bioeletrónica). Sou apaixonada por gatos e adoro ler. Sou Slytherin, e o meu Patronus é uma raposa.

Não sou blogger. Por não o ser, não vos sei dizer do que se trata este blog. É um misto de de vivências e de conhecimento. De tudo o que eu queira partilhar.

Translate

Estatísticas

Flag Counter

Como mantenho o cabelo saudável.

Toda a minha vida me perguntaram como é que tenho o cabelo tão forte. Muito sinceramente, maior parte do mérito vai para a genética, visto ...

Toda a minha vida me perguntaram como é que tenho o cabelo tão forte. Muito sinceramente, maior parte do mérito vai para a genética, visto que o meu pai tem o cabelo muito forte (de origens africanas), que eu herdei. Porém, ser forte não é tudo. Para ter mais brilho e evitar as pontas espigadas, eu tento sempre ter alguns cuidados, que decidi partilhar hoje com vocês!



É importante relembrar que esta é apenas a minha experiência. Não sou, de todo, profissional neste assunto e estou aberta a receber qualquer tipo de crítica construtiva que me posso ajudar a aprender mais ;)

1. Champô

Uma das coisas mais importantes é colocar champô apenas na raiz, a não ser que ele esteja sujo no comprimento (como por exemplo, depois da praia).
Não devemos lavar o cabelo todos os dias, pois os óleos naturais que este cria são importantes. Porém, pior do que lavá-lo todos os dias é manter o cabelo sujo, por isso quem faz desporto todos os dias, por exemplo, ou qualquer outra coisa que suje o cabelo, deve lavá-lo sempre que necessário.

Muitas pessoas não sabem, mas os sulfatos presentes nos champôs são umas das maiores agressões a que podemos sujeitar o nosso cabelo. Maior parte são utilizados em detergentes, para tirar gorduras, por isso acho que podem imaginar o quão agressivos são para o nosso couro cabeludo.
Assim, utilizo sempre um champô sem sulfatos (confirmo nos ingredientes), ou pelo menos sem sal. No entanto, é importante saber que este tipo de champôs menos agressivos (conhecidos como Low Shampoo) não limpam derivados do petróleo e por isso, caso o cabelo seja sujeito a algo do género, deverá ser utilizado um champô mais forte.

2. Máscara

A utilização da máscara deve ser feita apenas no comprimento e nas pontas do cabelo (das orelhas para baixo). É importante manter a máscara no cabelo apenas o tempo que a embalagem nos indica, e evitar aplicar a mesma todos os dias (no mínimo um intervalo de 48 horas entre as utilizações), de modo a não "cansar" o cabelo.

Então e se lavar o cabelo todos os dias?

3. Condicionador

Utilizo sempre condicionador depois da máscara, para finalizar e selar as pontas. Se lavar o cabelo todos os dias, utilizo apenas champô e o condicionador nos dias de "intervalo" da utilização de máscara.

4.  Pentear

Para evitar quebrar o cabelo, utilizo um spray condicionador (de preferência com filtro UV), para desembaraçar antes de pentear. É também importante não o pentear molhado, pois os fios ainda se encontram frágeis e com maior tendência a partir.

O uso de secador ou qualquer outra fonte de calor obriga a utilização de um protetor de calor!

5. Outros produtos

Para além de todos os produtos de que já falei, utilizo também um serum/óleo para nutrir as pontas e dar brilho ao cabelo, com o cuidado de não fazer com que o mesmo fique com ar oleoso.
Cuidado com os óleos, pois se o cabelo for sujeito a calor depois de aplicar o mesmo, corre o risco de queimar!

Como tenho o cabelo ondulado, utilizo um creme de pentear, que me ajuda a definir os meus caracóis e a evitar que fique com frizz.

Nos piores dias, humedeço o cabelo e coloco espuma para definir melhor os caracóis. Este truque ajuda-me a disfarçar a oleosidade, apesar de não gostar muito de o fazer porque o cabelo fica duro (por isso mesmo só faço isso nos dias de desespero 😜).

6. Alimentação

Como é óbvio, uma alimentação saudável é importante para ter um cabelo saudável.

Proteína da carne vermelha, cenoura, fontes de zinco (linhaça, aveia, etc...), espinafres, peixe, magnésio presente na fruta, gengibre, entre outros, estão incluídos em alimentos conhecidos por ajudar a fortalecer o cabelo, apesar de ainda não haver uma "dieta" comprovada que dê resultados.

7. Cortar

Quando temos pontas espigadas, não há outra solução para além de cortar o cabelo. A aplicação de serum nas pontas poderá "colá-las" temporariamente e disfarçar, mas não há nenhuma cura milagrosa para voltar a selar as pontas. O único remédio é o cabeleireiro, apesar de às vezes custar.


Espero que tenham gostado. Se tiverem também algumas dicas, adoraria saber! ❤😘

You Might Also Like

19 comentários

  1. O que me salvou além desses cuidados foi o cronograma capilar e o óleo de coco, cabelo é tudo para mim <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fiz cronograma capilar :) Mas estou a guardar esse assunto para outro post!! Beijinhos

      Eliminar
  2. Sim shampoos sem sulfatos são vidas ,e amo usar spray condicionante além de deixar macio é mais fácil para pentear<3

    ResponderEliminar
  3. Gostei das dicas, vai me ajudar muito

    ResponderEliminar
  4. De todas as dicas que você compartilhou a mais difícil para mim é cortar kkk eu amo meu cabelão mas uma vez perda corto as pontinhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei o que sentes 😅também odeio cortar! Mas o que tem de ser tem muita força! Beijinhos

      Eliminar
  5. Adorei as dicas, já sigo a maioria mas minha genética não ajuda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou, a minha genética foi pura sorte 😅Beijinhos 😘

      Eliminar
  6. Sou viciada em querer manter sempre o cabelo saudável e seu post me adicionou muitas informações boas Adoreiiiiii.

    ResponderEliminar
  7. Sou viciada em querer manter sempre o cabelo saudável e seu post me adicionou muitas informações boas Adoreiiiiii.

    ResponderEliminar
  8. Eu amei todas as dicas. Principalmente do SHAMPOO..

    ResponderEliminar
  9. Oi! Adorei as dicas! Confesso que cuido bem mal dos meus cabelos rsrs Só lavo com o xampu, condicionador e creme de tratamento. Depois de secar passo as vezes uma pomada finalizadora, mas ao ver seu post acho que preciso cuidar mais hehe
    Beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que não dá assim tanto trabalho e vale a pena!! Beijinhos ;)

      Eliminar

Seguidores