QuantosInfinitos by Júlia Ferreira

My website isComing Soonin a whole new way!

In the mean time connect with me with the information provided

Copyright © Quantos Infinitos? | Published By Gooyaabi Templates | Powered By Blogger
Design by WebSuccessAgency | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

Seguir Por Email

Sobre mim

Sobre mim

Chamo-me Júlia, tenho 20 anos e sou finalista do curso de Engenharia Biomédica (ramo de Bioeletrónica). Sou apaixonada por gatos e adoro ler. Sou Slytherin, e o meu Patronus é uma raposa.

Não sou blogger. Por não o ser, não vos sei dizer do que se trata este blog. É um misto de de vivências e de conhecimento. De tudo o que eu queira partilhar.

Translate

Estatísticas

Flag Counter

Regresso às aulas #1: 10 Dicas de Estudo.

As aulas estão a começar, e com isso vêm as preocupações... Como por exemplo "será que vou conseguir passar a tudo!?" Por iss...

As aulas estão a começar, e com isso vêm as preocupações... Como por exemplo "será que vou conseguir passar a tudo!?"

Por isso, hoje trago-vos 10 dicas para estudarem e tirarem boas notas!

Fotografia retirada do Tumblr.

1. Ir às aulas.
Para alguns, isto pode parecer óbvio. Mas a verdade é que existe muita tentação para faltar às aulas. Mesmo que pareça que não vamos lá fazer nada, mesmo que estejamos num dia não, mesmo que não nos apeteça, ir às aulas é fundamental! É a primeira vez que vamos ouvir a matéria e que vamos ouvir a explicação detalhada da mesma. Podemos também tirar os nossos próprios apontamentos, adequados às nossas necessidades e à nossa maneira de estudar e perceber melhor a matéria.

2. Passar a matéria a limpo.
Confesso que eu mesma às vezes tenho preguiça de fazer isto! Mas tirar apontamentos nas aulas e passá-los a limpo em casa ajuda imenso a interiorizar a matéria! Podemos também fazer apontamentos mais bonitos (o que é impossível nas aulas, porque temos pouco tempo para passar tudo), o que nos leva ao ponto 3.

3. Fazer apontamentos bonitos.
Fazer apontamentos mais atractivos aos nossos olhos ajuda muito na hora de voltar a lê-los e estudar a matéria. Dá-nos mais vontade de estudar uma determinada matéria se esta estiver escrita e explicada de uma forma bonita e organizada! Para fazer isto podemos utilizar várias cores, desenhar os títulos, utilizar diferentes tamanhos de letra, etc... Sê criativo!

4. Ir para um lugar diferente.
Quando fico farta de estudar sempre no mesmo sítio (no meu caso, em casa), é bom tentar um lugar diferente: a biblioteca, um café calmo, um parque, entre outros... Ao experimentar um local distinto àquele a que estamos habituados, vamos até estudar com mais vontade e com uma melhor disposição!

5. Estudar em grupo.
Estudar em grupo pode parecer assustador (pelo menos para mim, parecia), mas é uma enorme ajuda! Assim, podemos tirar dúvidas uns aos outros, explicar a matéria a quem não a percebe (o que também nos ajuda a relembrá-la, e de certa forma, a estudá-la), e resolver os problemas em conjunto. Porém, é preciso cuidado para não transformar um grupo de estudo num grupo de conversa e brincadeiras!

6. Adeus distracções!
Quando vamos estudar, temos de nos despedir temporariamente de todas as distracções: telemóvel, televisão, computador (se este não for necessário). Se o computador for preciso para estudar, nada de redes sociais ou outras possíveis distracções!

7. Pausas.
É importante fazer algumas pequenas pausas durante o estudo, para não ficarmos saturados. Quando estamos fartos e cansados, já não vamos absorver nada por isso mais vale fazer uma pausa! Podemos beber um café, fazer uma visita às redes sociais, ver um pouco de televisão, etc. Essa pausa pode durar, no máximo, 30 minutos, de modo a não perder o ritmo!

8. Estudar num sítio apropriado.
Quem nunca se sentou (ou pior, deitou) na cama a estudar? Eu já, e posso dizer que não dá bom resultado! É importante estudar num local apropriado, como uma secretária por exemplo, para não perder o ritmo nem a concentração.

9. Não ter medo de pedir ajuda.
Os professores estão lá para nos ajudar e tirar as nossas dúvidas, por isso, quando existem dúvidas, o mais acertado é esclarecê-las com os mesmos, porque não há ninguém melhor para o fazer! Para não perder tempo, antes de abordar o professor é considerável apontar as dúvidas num papel, de modo a ser mais fácil e rápido de explicar as nossas questões.

10. Não memorizes: aprende!
A pior coisa que se pode fazer é decorar a matéria! Se não aprendermos e percebermos o que estamos a estudar, só vamos estar a perder tempo. Disciplinas como matemática, física, química e etc, só se estudam a fazer exercícios e a resolver problemas! Por outro lado, as matérias teóricas têm de ser entendidas e têm de fazer sentido na nossa cabeça.
Se já seguem o meu blog há algum tempo, sabem que estudo engenharia e por isso estou mais habituada a estudar coisas práticas, com matemática, física e electrónica. Porém, também tenho algumas cadeiras teóricas, o que era um pesadelo para mim! A melhor maneira que eu arranjei de estudar essa matéria, é fingir que estou a ensiná-la a alguém, como se fosse eu própria a dar a aula. Faço grandes figuras no meu quarto, mas compensa! hahaha


E tu? Tens alguma dica para partilhar?



You Might Also Like

31 comentários

  1. Gostei da parte que falou "não memorizar e sim aprenda" porque realmente para fazermos tudo para se sair bem em uma prova, mais depois no dia dia tambem precisamos levar o que aprendemos, tive que aprender isso na vida kkkkk vi que nao adiantava "ser um gravador" temos que absorver a materia e aprender! Amei seu tema viu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! E na faculdade nós aprendemos as bases para depois aplicarmos quando entrarmos no mercado de trabalho 😉 ainda bem que gostou ! Bjs😘

      Eliminar
  2. Eu amo posts de dicas de estudo e o seu está bem fácil haha amei. Só que eu prefiro fazer mapas mentais do que resumos e Passar toda matéria a limpo. Ótimo post. Bjsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um tem de aplicar aquilo que mais se adequa a si mesmo!! Ainda bem que gostou , bjss😘

      Eliminar
  3. Julia adorei as dicas, qnd estudava minha tática era aproveitar o máximo em sala de aula, muitas vezes isso me poupava muito "tempo livre" afinal, enquanto meus amigos precisavam estudar aquilo que não prestaram tanta atenção na aula eu já não precisava...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato! É muito importante prestar atenção nas aulas, mesmo quando não nos apetece! Bjs 😘

      Eliminar
  4. O meu maior problema sempre foram as distrações dentro de casa e como eu ficava sozinha na parte da tarde (horário que eu tinha pra estudar), acabava não estudando. Vou tentar colocar em prática quando precisar estudar.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho esse problema às vezes haha mas temos de ser fortes! Bjs 😘

      Eliminar
  5. As suas dicas são ótimas principalmente a do não memorize aprenda. Muita gente cai no erro decorar a matéria e acaba não prestando de fato atenção e não aprende nada, so decora mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Sem aprender não vale a pena , bjs 😘

      Eliminar
  6. Suas dicas foram maras pra quem tá voltando a estudar! Eu graças a deus acabei a escola, mas acho que a vida é um eterno estudo! hahah

    ResponderEliminar
  7. Confesso que nunca fui de estudar muito mesmo conseguindo manter minhas médias altas, em geral eu prestava muita atenção na aula e só rsrs lembro que na faculdade eu nem levava caderno ou caneta, quando precisa escrever eu precisa de folha e caneta emprestado rsrs Mas eu tenho facilidade de assimilar as coisas só de ouvir ou ler rs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem me dera ser assim também e assimilar as coisas só a ouvir/ler!! Sortuda haha bjs😘

      Eliminar
  8. Adorei suas dicas! Sinto que preciso praticar melhor algumas, outras realmente preciso começar a praticar. Ótimo post, parabéns!
    By: Evy | atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Acredite se quiser mais eu amo estudar sei acho incrível a capacidade de aprender amei o post ficou ótimo!
    Beijos ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho uma relação de amor-ódio com o estudo hahah. Ainda bem que gostou, bjs!😘

      Eliminar
  10. Oie tudo bem? Adorei suas dicas, sempre tento me organizar pra estudar, achei otimo seu post. Sucesso. Beijos

    ResponderEliminar
  11. concordo contigo especialmente na última! Eu dou mesmo explicações aos meus colegas nos últimos dois dias antes do teste, eles aprendem e eu tenho a certeza que sei tudo. Odeio decorar e não fico descansada enquanto não ligar os pontos todos e tudo fizer sentido! E quando se dá explicações e se ouve o "aluno" a dizer 2ah agora sim faz sentido!" é o melhor sentimento do mundo! kiss^^

    boas entradas no próximo ano :P também estudo engenharia só que informática ;)

    Patsilvarte : blog | youtube
    Giveaway Regresso às aulas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou como tu! Tem tudo de fazer muito sentido na minha cabeça, haha! Boas entradas para ti também, bjs!😘

      Eliminar
  12. Ótimas dicas pra quem está nessa fase de escola, mesmo eu não estando mais gostei pra passar pra minha filha. Dicas assim são sempre bem vindas :)

    ResponderEliminar
  13. A última dica é a mais importante!!!

    Amei todas e tenho dificuldade de me concentrar, fico fazendo mil coisas antes de começar efetivamente e isso é terrível: Como não procrastinar?

    Amei o post ♥

    ResponderEliminar
  14. Tu és de Portugal? A tua escrita é um pouco diferente do que estou acostumada
    Apesar de que, possuo dois amigos de Portugal
    Suas dicas são ótimas e já a sigo para uma prova que tens aqui chamada ENEM
    sucesso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim sou de Portugal querida 😊 ainda bem que gostou , Bjs 😘

      Eliminar
  15. Dicas maravilhosas, principalmente a Não memorize, aprenda, muitas pessoas querem decorar a matéria e nunca aprender o maior erro delas.

    Adorei o post

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Adorei a matéria. Acho que essas dicas não servem apenas para quem está estudando, mas também para aqueles que não estão frequentando a escola ou faculdade, pois a vida é um continuo aprendizado.

    ResponderEliminar
  17. Preciso dessas dicas!! Tenho um problema emorme de concentração!! Ameeei o post 😘😘

    ResponderEliminar

Seguidores